fbpx

BLOG

Veja quais são as cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil, conheça melhor cada procedimento e saiba quais as principais dicas para o pré e pós-operatório.

Conheça as cirurgias plásticas mais procuradas

A popularidade das redes sociais e a busca cada vez maior por autoaceitação estão tornando as cirurgias plásticas mais procuradas nos consultórios médicos de todo o mundo.  

Especialmente no Brasil que, ao lado do os Estados Unidos, ocupa as primeiras posições do ranking de países que mais realizam cirurgias plásticas em todo o mundo. 

Se você tem planos de passar por procedimentos cirúrgicos estéticos, é importante saber que a decisão envolve muitos detalhes: da escolha do melhor cirurgião, da adequação às expectativas de cada paciente e os cuidados no pré e pós-operatório. 

Ter informações confiáveis e atualizadas permite a você tomar decisões mais seguras. Por isso siga na leitura e aprenda mais sobre o tema. 

As 8 cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, só em 2018 mais de 1,4 milhão de cirurgias plásticas e mais de 969 mil procedimentos estéticos não-cirúrgicos foram realizadas no Brasil. Veja a seguir quais são os mais procurados nos consultórios médicos de todo o país, de acordo com a SBCP: 

1) Mamoplastia de aumento com prótese de silicone 

Considerada uma das cirurgias plásticas mais procuradas, o procedimento envolve o aumento do tamanho da mama: é feita uma incisão atrás da aréola (periareolar) ou entre a parede torácica e a parte posterior da mama (inframamária) para inserir os implantes. 

2) Lipoaspiração  

Este procedimento remove o excesso de gordura através de um processo de sucção. Embora não substitua a perda de peso, é um excelente recurso para alterar a forma e o contorno do corpo. Nas mulheres, as áreas tratadas com mais frequência são as coxas, seguidas pela região abdominal e flancos. 

Já entre os homens, as cirurgias plásticas mais procuradas focam na região sob o queixo, ao redor da cintura ou na redução dos seios masculinos aumentados – também conhecida como ginecomastia.  

3) Abdominoplastia 

Bastante popular, inclusive entre os pacientes que fizeram cirurgia bariátrica, o procedimento remove o excesso de gordura e pele da região do abdome. Existe uma modalidade menos extensa, chamada de mini abdominoplastia, voltada para tratar depósitos de gordura limitados à área abaixo do umbigo. 

4) Blefaroplastia 

A técnica para remodelar as pálpebras, chamada de blefaroplastia, é uma das cirurgias plásticas mais procuradas entre pessoas a partir dos 45 anos – já que ela contribui para a redução dos sinais de envelhecimento e para a melhoria da visão quando obstruída pelo excesso de pele. 

5) Mastopexia 

Muitas mulheres sofrem com a flacidez na região mamária devido à gravidez, por conta da amamentação. No lifting mamário, o cirurgião responsável levanta e remodela o tecido mamário subjacente, reposicionando o mamilo e as aréola (reduzindo-a, se necessário), removendo qualquer excesso de pele na mama.  

6) Redução mamária 

Esta é uma das cirurgias plásticas mais procuradas por mulheres que sofrem com seios excessivamente grandes, que podem causar dificuldades físicas e emocionais às pacientes.  

Durante a cirurgia de redução de mama, o profissional remove o excesso de gordura, tecido glandular e pele, a fim de aliviar o desconforto e atingir um tamanho de mama mais proporcional ao corpo do paciente.  

7) Rinoplastia 

remodelação plástica do nariz é uma das cirurgias plásticas mais procuradas entre o público mais jovem – mas também muito popular entre paciente na faixa dos 30 anos, que buscam uma solução para problemas causados pelo desvio de septo.  

O procedimento pode reduzir ou aumentar o tamanho do nariz, estreitar a extensão das narinas, alterar o ângulo entre o nariz e o lábio superior e/ou alterar a ponta ou a ponte do nariz.  

8) Lifting facial 

Também conhecido como ritidectomia, envolve a remoção do excesso de gordura facial, o tensionamento dos músculos e da pele do rosto e do pescoço. O objetivo é garantir uma aparência mais suave e jovem.  

Cuidados no pré e pós-operatório das cirurgias plásticas mais procuradas 

Seguir as recomendações médicas antes e depois de sua cirurgia é um cuidado essencial, que ajuda a garantir uma recuperação mais rápida e segura e influi diretamente nos resultados. Essas são algumas das orientações mais comuns nestes casos. 

Pré-operatório: 

  • Não tome aspirina ou medicamentos anti-inflamatórios sem a orientação prévia do profissional responsável; 
  • Se você fuma, pare de fumar por pelo menos 2 semanas antes da operação e durante o período de recuperação; 
  • Providencie alguém para cuidar de você nas primeiras 24 a 72 horas após a cirurgia e faça os arranjos necessários – como deixar alimentos prontos e toda a medicação necessária já disponível; 
  • Separe roupas mais largas e confortáveis, fáceis de ser retiradas e preferencialmente de fibras naturais para usar no dia da cirurgia e durante o período de recuperação; 
  • Siga cuidadosamente as instruções do cirurgião com relação a medicamentos, alimentação e bebida etc. 

Pós-operatório: 

  • Aplique compressas de gelo para minimizar o inchaço; 
  • Evite a exposição direta à luz solar; 
  • Aplique um protetor solar (mínimo de 15 FPS) para proteger sua pele; 
  • Certifique-se de participar de todas as consultas de acompanhamento para reduzir a possibilidade de complicações; 
  • Tome apenas a medicação indicada por seu médico – evite a automedicação; 
  • O retorno ao trabalho deve ocorrer entre três dias e três semanas após a cirurgia, dependendo do procedimento e da orientação médica; 
  • A prática de exercícios físicos deve ocorrer cerca de duas semanas após a cirurgia facial e quatro semanas após o procedimento corporal. 

Se você está pensando em cirurgia estética, tratamentos não cirúrgicos ou uma combinação de ambos, acompanhe nosso blog. Nele você encontrará uma série de informações úteis sobre as cirurgias plásticas mais procuradas – tudo para garantir que você faça escolhas seguras e de acordo com suas expectativas. 

Você também pode enviar suas dúvidas para a Dra. Silvia Forster. Ela terá grande satisfação em respondê-las! 
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie uma mensagem para
a Dra. Silvia

Receba Conteúdos Exclusivos

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e outros
temas diretamente para a Dra. Silvia Forster