BLOG

A consulta de cirurgia plástica antecede o procedimento e é cercada por muitas questões. E uma vez que a solução é definitiva, é importante sanar todas as dúvidas antes de começar.

O que perguntar na consulta para cirurgia plástica?

As formas pelas quais se chega a uma consulta para cirurgia plástica podem variar. Muitas pessoas agem motivadas por um descontentamento com o próprio corpo. Outras seguem recomendações de amigos ou parentes que já passaram pelo processo e estimulam pessoas de sua convivência a procurar por procedimentos que possam melhorar seu bem-estar. 

Apesar das diferenças, o objetivo final é um só: aumentar a satisfação com o corpo ou rosto através de um procedimento cirúrgico que precisa ser realizado por profissional de confiança e apto a efetuar a cirurgia – nunca é demais frisar! 

Mas existem algumas dúvidas que perduram com os pacientes até momentos antes da cirurgia plástica. E, uma vez que o resultado – na maior parte das vezes – é definitivo, é fundamental sanar qualquer questão antes do procedimento.  

A seguir, reservamos uma lista de perguntas que devem ser feitas e esclarecidas antes da decisão final sobre a cirurgia plástica. Siga na leitura e vá para sua consulta de cirurgia plástica com mais segurança e tranquilidade! 

Perguntas que devem ser feitas na consulta para cirurgia plástica 

1. Esse procedimento é o ideal para mim? 

Seja aumento de mamas, procedimentos faciais ou na orelha, alinhar expectativas no momento de planejamento da cirurgia é fundamental para que o resultado seja satisfatório. 

É essencial ter sinceridade nesse ponto e especificar, claramente, qual é o objetivo da intervenção. Dessa forma, o cirurgião e especialista poderá fazer a melhor indicação para o seu caso. 

2. Quais cuidados devo ter antes da cirurgia plástica? 

Exames prévios e cuidados com a alimentação. Esses são dois fatores aos quais é preciso se atentar antes do procedimento cirúrgico – e todas as dúvidas sobre o tema precisam ser esclarecidas durante a consulta de cirurgia plástica. 

Pergunte, também, onde fazer os exames. Algumas clínicas têm capacidade de realização, outras darão as guias de encaminhamento para realização em outro local. 

O pré-operatório é extremamente importante para que tudo corra da melhor maneira possível durante a cirurgia e o período de recuperação seja o mais curto e confortável possível. 

Além de buscar uma dieta mais saudável, e que dê o aporte necessário de nutrientes ao organismo, é recomendável manter o ritmo de atividade física para fortalecer o organismo antes do procedimento. 

Para os fumantes, é recomendável interromper o hábito, no mínimo, um mês antes do procedimento. Caso contrário, o tabagismo pode comprometer e trazer mais riscos ao processo cirúrgico. 

3. Existem riscos associados ao procedimento? 

Qualquer procedimento cirúrgico envolve riscos. E todo bom profissional, que se paute pela ética e transparência, expõe quais são eles. 

O paciente deve estar ciente de todas as possibilidades, incluindo surgimento de hematomas, retenção de líquido, abertura dos pontos e sangramento, problemas de cicatrização como queloide, entre outros. 

4. O que esperar do período pós-cirúrgico? 

Antes de conquistar o resultado final, existe o período pós-cirúrgico. E na consulta para cirurgia plástica seu médico vai informar os detalhes dessa fase que exige cuidados e paciência para que no final você realize seu sonho de beleza! 

Não saia do consultório sem informações essenciais como: 

  • Qual o tempo de repouso necessário para total recuperação; 
  • Existem medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e antibióticos que precisam ser comprados; 
  • Se você precisará fazer compressas quentes ou frias no local operado; 
  • Se houver necessidade de drenagem linfática, quando e onde fazê-la; 
  • Como realizar a correta higienização da região da cirurgia; 
  • Será preciso uma alimentação diferenciada durante o período; 
  • Quando será possível retomar atividades físicas; 
  • Que tipo de proteção será preciso na área operada – cintas, sutiãs especiais, etc.  

Durante a consulta para cirurgia plástica, certifique-se de anotar todos os sintomas normais após a cirurgia – um pouco de dor, inchaço e hematomas são comuns, por exemplo. Saiba, também, quais sintomas são preocupantes para que, no caso de serem identificados, tomar as devidas medidas com agilidade necessária.  

5. O que esperar das cicatrizes? 

Não tem jeito: toda cirurgia plástica deixa algum tipo de cicatriz, porém, dependendo da técnica adotada e da habilidade do cirurgião, ela será mais ou menos aparente. 

Há formas de esconder as cicatrizes, como deixá-las embaixo dos cabelos ou em regiões que as tornarão imperceptíveis. Mas é muito importante que você saiba exatamente o que esperar para evitar problemas de expectativa após a realização do procedimento. 

6. Quando devo retornar para consulta após a cirurgia? 

Após a cirurgia plástica será natural o retorno à clínica para que seu médico acompanhe a evolução de seu quadro, verificando cicatrizes, retirando pontos, etc. 

A frequência e periodicidade são variáveis, sendo determinados pelo cirurgião, até o dia da alta. 

7. Qual o custo total do procedimento? 

Não saia da consulta de cirurgia plástica antes de saber com exatidão qual será seu investimento total. E lembre-se: trata-se de um procedimento que envolve muitos detalhes – profissionais variados, hospitais, medicamentos, etc. – e, para sua segurança, é preciso que haja qualidade em cada item. 

Portanto, desconfie de clínicas que têm preços muito baixos em relação ao mercado porque, para oferecer valores que não são praticados pelos profissionais de ponta, elas podem abrir mão de qualidade máxima, colocando em risco a vida de seus pacientes! 

Na intenção de minimizar esses riscos e obter a melhor assessoria para realizar a cirurgia plástica, é fundamental escolher um profissional de confiança para ficar responsável pelo acompanhamento. 

A Dra. Silvia Forster é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e tem em seu currículo inúmeros procedimentos de sucesso. Marque sua consulta de cirurgia plástica agora mesmo e tire suas dúvidas: 
AGENDAR CONSULTA
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie uma mensagem para
a Dra. Silvia

Receba Conteúdos Exclusivos

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e outros
temas diretamente para a Dra. Silvia Forster