BLOG

Estar bem consigo mesmo é algo muito importante e que transcende a vaidade. Entenda qual o impacto da cirurgia plástica na autoestima, colaborando com a aceitação do corpo.

Pesquisa revela o impacto da cirurgia plástica na autoestima

A busca pela harmonia do corpo e do rosto transcende – e muito – questões de vaidade, sendo essencial para que a pessoa viva melhor consigo mesma, tendo maior confiança e ganhando confiança.  

Nesse cenário, quando realizada por profissional capacitado, a cirurgia plástica gera grande impacto na autoestima.  

É o que afirma um estudo conduzido na UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) e que nós abordamos neste artigo. Leia e conheça, também, os benefícios da autoestima elevada. 

Impacto da cirurgia plástica na autoestima, segundo estudo 

pesquisa da UERJ, intitulada “O impacto da cirurgia plástica na autoestima”, constatou que a busca pela cirurgia plástica pode estar baseada em fatores físicos e emocionais.  

Segundo os pesquisadores, da área de psicologia, o desejo de chegar ao conceito particular de “corpo ou rosto ideal” tem levado, cada vez mais, as pessoas a buscarem por cirurgia plástica. 

O sentimento de não se sentir em paz com o espelho tem efeitos profundos, como ter a impressão de estar à margem dos grupos que participa – o que é muito danoso e comprometedor ao bem-estar. 

E quando a imagem que construímos de nós mesmos não é positiva, acaba gerando consequências como baixa autoestima, insegurança e muitos mais – o que causa transtornos diretos na vida pessoa e profissional. 

Nesse sentido, uma das formas mais eficazes para resolver esse conflito, levando a pessoa a ficar em paz com o seu corpo, é a realização de procedimento cirúrgico, uma vez que não é pequeno o impacto da cirurgia plástica na autoestima – e em um espaço de tempo relativamente curto. 

Essa foi a constatação do estudo aqui citado que confirmou os seguintes resultados na vida das pacientes submetidas às intervenções: 

  • Satisfação com a aparência alcançada com o procedimento; 
  • Melhoria nas relações interpessoais; 
  • Maior qualidade na vida sexual; 
  • Elevação na harmonia interna, eliminando sofrimentos. 

Mesmo nos primeiros dias após a cirurgia, quando o resultado final ainda não havia sido alcançado plenamente, as entrevistadas no estudo afirmaram que já conseguiam perceber que o procedimento tinha valido a pena! 

Isso porque, segundo os pesquisadores, por mais que o pós-operatório envolva algumas restrições, conquistar o aspecto desejado ajuda a atravessar com tranquilidade todas as fases do processo que envolve a cirurgia plástica.  

Claro que para isso, é preciso contar com um profissional experiente e capacitado a desenvolver o procedimento com total segurança e habilidade. 

Benefícios da cirurgia plástica que eleva a autoestima 

O avanço das técnicas que envolvem os procedimentos estéticos cirúrgicos, levando a maior segurança e resultados cada vez mais naturais e satisfatórios, somado ao fato de que é comprovado o impacto da cirurgia plástica na autoestima, fez aumentar o número de cirurgias para várias partes do corpo. 

Também contribui para esse avanço, a compreensão de que estar satisfeito com a própria imagem não é apenas uma questão de vaidade. Trata-se de eliminar o mal-estar mental de encarar, dia a dia, aquilo que não agrada no corpo ou rosto. 

E são muitos os benefícios da autoestima elevada. Vamos conhecer os principais? 

Melhora na vida profissional e pessoal 

Pode parecer exagero, mas o fato é que dependendo do incômodo causado pela insatisfação com o corpo ou alguma parte do rosto, o desempenho profissional pode cair, impedindo o profissional de fazer a apresentação de um projeto ou dar sua opinião durante uma reunião.  

Tudo isso devido à insegurança que leva a fugir de um maior protagonismo. Já o contrário, também é verdadeiro e, estando em paz com a aparência, aumenta a segurança de revelar todo o seu potencial.  

Muitas vezes a insatisfação com a gordurinha localizada ou a barriguinha mais saliente pode levar uma pessoa a desistir de curtir as férias na praia ou, até mesmo, deixar de ir a uma recepção porque o vestido escolhido para a ocasião coloca em evidência essas condições que tanto incomodam. 

E, dessa forma, aos poucos, perde-se vários momentos sociais importantes.  

A solução para esses incômodos pode estar na realização de procedimentos adequados. E, assim, o impacto da cirurgia plástica na autoestima se estende à recuperação da vida pessoal e social, devolvendo a alegria de viver. 

Renova a relação com o parceiro 

A insatisfação com o corpo interfere diretamente no relacionamento íntimo, dificultando o relaxamento necessário para curtir esse momento tão especial, podendo levar a uma crise na relação. 

Ajuda a sentir-se bem em situações importantes 

 Existem ocasiões importantes, como formatura ou casamento, e que pedem total conforto com o visual para que a pessoa possa desfrutar de modo totalmente satisfatório daquele momento. 

O impacto da cirurgia plástica na autoestima é muito grande, quando técnicas avançadas são usadas para corrigir, entre outros: 

  • As famosas “orelhas, a de abano”; 
  • Imperfeições no nariz
  • Pálpebras, proporcionando aspecto rejuvenescido. 

Vale ressaltar que não são apenas mulheres que podem se sentir insatisfeitas com sua aparência. Os homens também têm o direito de buscar procedimentos que devolverão confiança e conforto com seu visual, seja o corpo ou o rosto – não há vergonha alguma nisso e os profissionais competentes dominam as técnicas necessárias para procedimentos femininos e masculinos! 

Como podemos perceber, o impacto da cirurgia plástica na autoestima é real, tanto que pôde ser constatado em estudo sobre o tema. Ao permitir que o paciente se aceite melhor, olhando para seu corpo e rosto com prazer, é possível encarar a vida com muito mais bem-estar e qualidade. 

E, você, o que pensa a esse respeito? Gostaria de realizar alguma cirurgia plástica para se sentir mais confiante com seu visual? Envie uma mensagem para nós e continue acompanhando nosso blog 
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie uma mensagem para
a Dra. Silvia

Receba Conteúdos Exclusivos

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e outros
temas diretamente para a Dra. Silvia Forster