fbpx

BLOG

Está pensando em colocar prótese mamária, mas está insegura? Não se preocupe, isso é normal! Para ficar mais tranquila, confira alguns mitos e verdade sobre o procedimento. 

Saiba qual o momento ideal para fazer cirurgia plástica

Uma das partes mais desafiadoras do planejamento de qualquer procedimento estético é determinar o momento ideal para fazer cirurgia plástica.  

Essa decisão geralmente envolve a junção de vários fatores – e este artigo vai ajudar a identificar cada um deles, determinando a hora certa para marcar a cirurgia dos seus sonhos. Então siga na leitura e saiba mais. 

Fatores que influenciam no momento ideal para fazer cirurgia plástica 

Como falamos acima, encontrar a data certa para a sua cirurgia demanda uma análise profunda sobre uma série de fatores – entre as principais destacamos: 

  • Momento na carreira / estudos; 
  • Aspectos financeiros; 
  • Época do ano; 
  • Fases da vida. 

Veja a seguir o que é preciso analisar em cada um destes tópicos – assim você poderá fazer um planejamento completo e tomar decisões seguras. Confira a seguir. 

Momento na carreira / estudos  

Cirurgias para implantes mamários e lipoescultura são exemplos de procedimentos que demandam um período de recuperação menos extenso. 

Já os procedimentos mais complexos, como a abdominoplastia ou contorno corporal pós-bariátrico, requerem algumas semanas de afastamento para uma recuperação adequada.  

Se você está em um momento decisivo – como um projeto importante ou em meio à conclusão do período letivo, o momento ideal para fazer cirurgia plástica pode ser durante as férias ou em uma combinação entre dias de folga e feriados mais longos – como o carnaval. 

Além disso, é importante verificar se o período necessário ao repouso trará algum tipo de impacto em sua remuneração – o que nos leva ao próximo tópico. 

Aspectos financeiros 

Os arranjos financeiros são uma parte importante de qualquer procedimento cirúrgico: além dos custos do procedimento em si, é preciso pensar nos cuidados necessários durante o pós-operatório. Medicação especial, curativos, roupas cirúrgicas e até a necessidade de contratar ajuda especializada durante este período são alguns exemplos. 

Analisar esta questão com atenção pode ajudar a garantir uma recuperação mais tranquila, permitindo que seu foco seja 100% no seu restabelecimento.  

Época do ano 

As condições climáticas no Brasil andam cada vez menos previsíveis – mas este ainda é um ponto importante ao considerar o momento ideal para fazer cirurgia plástica. Veja a seguir o que é mais indicado a cada estação do ano: 

Primavera 

A proximidade do verão e dos dias mais quentes faz com que muitos pacientes comecem a buscar alternativas que os ajudem a se preparar para os dias de praia – e pouca roupa. 

Por isso, este pode ser um excelente momento para agendar procedimentos como mamoplastia de aumento, lipoaspiração de contorno e até pequenas cirurgias faciais. Isso porque: 

  • Você terá tempo para se recuperar antes que a estação do biquíni chegue; 
  • Os dias menos quentes tornam o uso de curativos e roupas cirúrgicas menos incomodo. 

Verão 

Para a maioria das pessoas, este não é o momento ideal para fazer cirurgia plástica. Dias mais quentes e longos, sol mais quente (que não é bom para as cicatrizes e pode torná-las mais escuras e espessas) e nada de praia ou piscina podem ser fatores desanimadores. 

Mas se você estiver muitos compromissos de trabalho e estudos durante o ano e contar com uma pausa nestes dias, essa pode ser sua melhor opção.  

Além disso, alguns procedimentos menos invasivos, como os preenchimentos e aplicação de toxina botulínica, não demandam períodos de recuperação – pacientes podem retornar ao trabalho no mesmo dia do procedimento, aliás. Contudo, é preciso evitar exposição ao sol. 

Outono 

Os dias mais frios e a proximidade com o inverno fazem desta época do ano um bom momento para uma ampla gama de procedimentos, incluindo cirurgias mamárias e faciais – como a rinoplastia e a blefaroplastia, além de outros procedimentos faciais menos invasivos.  

O clima de outono pode ser realmente benéfico para pacientes de lipoaspiração ou abdominoplastia, que deverão usar roupas de compressão por algumas semanas após a cirurgia.  

Inverno 

Quando falamos nos dias mais frios do outono, certamente você pensou que o inverno poderia ser o momento ideal para fazer cirurgia plástica.  

Mas como em todos os meses do ano, existem prós e contras. O frio é ótimo para se enrolar nos cobertores e ter uma desculpa perfeita para relaxar e se concentrar em sua recuperação. Além disso, nesse período temos um alívio da luz solar intensa. 

Entre os contras está o período das férias escolares – se você tem filhos, precisa planejar atividades neste período que permitam uma boa recuperação sem prejudicar este momento tão especial para as crianças. 

Uma ressalva importante aqui é que o inverno costuma trazer resfriados, infecções nos seios nasais e até gripe – e se você apresentar algum destes quadros, será necessário reagendar seu procedimento.  

Converse com seu cirurgião sobre a possibilidade de fazer um tratamento preventivo para se manter saudável nas semanas que vão anteceder sua cirurgia plástica. 

Fases da vida 

Pacientes na casa dos 20 anos geralmente buscam tratamentos diferentes de quem está na casa dos 40 anos ou mais.  

A busca pela autoestima costuma ser um dos principais motivadores e o momento ideal para fazer cirurgia plástica pode sofrer influência direta desta questão. 

A rinoplastia, por exemplo, é uma escolha popular entre pacientes adolescentes – mas também costuma ser feito por pacientes de 30 anos que buscam correção para o desvio de septo, além das questões estéticas. 

Já os procedimentos como a aplicação de toxina botulínica, a lipoaspiração e o aumento dos seios são os mais populares entre pessoas com 30 a 40 anos.  

As mulheres que passaram por uma gestação costumam optar pelo chamado Mommy Makeover: um conjunto personalizado de procedimentos como lipoaspiração, abdominoplastia e mastopexia são aplicados para restaurar o corpo à sua forma pré-gravidez e proporcionar um visual rejuvenescido. 

Pacientes com idade a partir de 40 anos buscam procedimentos que os ajudem a manter a aparência jovem. A blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), junto com o lifting facial, são bastante populares nesta faixa etária.  

Qual o seu momento ideal para fazer cirurgia plástica? 

Como você pode ver, essa decisão se resume à sua própria programação e à época do ano em que você terá mais tempo para se recuperar. 

Porém, ao planejar seu procedimento, é importante reunir o máximo de informações possível – e isso significa marcar uma consulta com um cirurgião de confiança. 

Assim você vai conhecer as melhores opções de tratamento considerando seu histórico médico, expectativas e o tipo de tempo de recuperação necessário para o procedimento desejado.  

Agora você já sabe como escolher o momento ideal para fazer cirurgia plástica. Para mais dicas e informações sobre o tema, acompanhe as publicações de nosso blog – como 8 mitos e verdades sobre prótese mamária!
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie uma mensagem para
a Dra. Silvia

Receba Conteúdos Exclusivos

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e outros
temas diretamente para a Dra. Silvia Forster