A busca pela ninfoplastia, nome dado à cirurgia íntima feminina, tem aumentado. De acordo com levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o Brasil registra cerca de 21 mil cirurgias por ano, colocando o país em primeiro no ranking do mundo. Ninfoplastia – conheça a cirurgia íntima feminina abaixo:
Contudo, muitas mulheres ainda não conhecem o procedimento e, por isso, acabam tendo um certo preconceito em relação à cirurgia. Para que você entenda melhor essa cirurgia, saiba para quem é indicada e como ela é realizada, continue a leitura conosco!
O que é ninfoplastia?
A ninfoplastia é a cirurgia plástica realizada na parte externa da genitália feminina. Seu objetivo é diminuir o tamanho, corrigir assimetria e frouxidão presentes nos pequenos lábios.
Ainda que considerado um procedimento estético, algumas vezes a cirurgia íntima tem como finalidade corrigir problemas funcionais.
Como exemplo, as mulheres que têm os pequenos lábios de tamanho volumoso podem sentir dor durante a relação sexual, além de incômodo ao usar roupas apertadas e realizar atividades físicas.
Além do desconforto e dor, o constrangimento pode desencadear problemas psicológicos, afetando a vida sexual e pessoal da mulher. Tudo isso pode ser corrigido com a realização da ninfoplastia.
Quando essa cirurgia é indicada?
A realização da cirurgia íntima é indicada para mulheres que sentem incômodo estético em relação à genitália. Ou mesmo para aquelas que sofrem com dores durante a relação sexual e apresentam incômodos no dia a dia, como vimos anteriormente.
Além disso, a ninfoplastia é indicada para mulheres em que os pequenos lábios causem:
- incômodos durante a prática de atividades físicas;
- desconfortos ao utilizar roupas justas;
- irritação e machucados.
- corrimentos;
- assaduras;
- infecções.
Como a cirurgia íntima é realizada?
O propósito da ninfoplastia é diminuir o tamanho dos pequenos lábios na região vaginal, parte interna que envolve o orifício da genitália feminina.
Antes de ser realizada, o especialista avalia a região verificando se o tamanho dos pequenos lábios é mesmo desproporcional e causa problemas e constrangimento, visto que não é recomendado a retirada de mais do que o necessário.
Esse procedimento tem duração média de 40 minutos a 1 hora. O especialista faz o corte da pele que está em excesso, realizando a reconstrução da região, de forma a não deixar nenhuma cicatriz aparente ao reconstituir a área e mantendo o aspecto natural da genitália.
Dessa forma, não há necessidade de retirar os pontos, visto que a sutura realizada na ninfoplastia é feita com fios que se dissolvem ao longo do tempo, sendo absorvidos pelo organismo.
Apesar de ser uma cirurgia simples, rápida e recomendada, ainda hoje muitas mulheres sentem um certo preconceito em relação à ninfoplastia.
Contudo, é preciso entender que este é um procedimento como qualquer outro, em que a escolha da paciente é respeitada e não julgada. Por isso, não há motivos para preconceitos ou tabus.
Como é o pós-operatório da ninfoplastia?
O pós-operatório da ninfoplastia é simples. Assim, a paciente que realiza a cirurgia íntima costuma receber alta no dia seguinte ao procedimento. Contudo, alguns cuidados devem ser realizados durante o período de recuperação.
A região em que foi realizado o procedimento costuma ficar inchada e arroxeada nos primeiros dias. Assim, a mulher deve evitar esforço nos primeiros 7 dias, utilizando sempre roupas macias e folgadas.
Além disso, é importante higienizar e secar constantemente a região da genitália, realizando compressas frias 3 vezes ao dia, de forma a amenizar o inchaço local. Para a higienização, pode ser usada água fria ou soro fisiológico sempre que a mulher usar o banheiro.
Para evitar riscos de dores e sangramento é recomendado que a mulher não dirija nos primeiros dias, assim como é importante evitar esforços físicos nas primeiras 3 semanas.
Quanto às relações sexuais, podem ser retomadas cerca de 40 dias após a cirurgia, sempre depois da avaliação médica.
Você conferiu como a ninfoplastia é um procedimento simples, que deve ser realizado sempre que houver recomendação. Por isso, deixe a vergonha de lado e busque uma avaliação médica se acreditar que este é seu caso!
Agora que você leu: “Ninfoplastia – conheça a cirurgia íntima feminina”, que tal ter a opinião de um especialista como a Dra. Silvia Forster? Agende uma consulta agora mesmo: