fbpx

BLOG

Cicatrizes da cirurgia plástica: o que você precisa saber

A preocupação com as cicatrizes da cirurgia plástica está presente em quem pretende passar por um procedimento. 

Quando se cogita fazer uma cirurgia plástica, a preocupação de muitas mulheres vai além do processo cirúrgico em si e dos resultados que serão alcançados. É comum uma aflição quanto aparência das cicatrizes após a cirurgia.  

Existe uma série de aspectos que contribuem para que elas sejam as mais discretas possíveis. Entre eles, a escolha do profissional e clínica que serão responsáveis pelo procedimento em questão

O conhecimento e experiência do cirurgião, o uso de técnicas modernas e eficazes, bem como a estrutura oferecida à paciente impactam diretamente nos resultados. Incluindo a aparência das cicatrizes. 

Sendo assim, pesquise muito bem antes de escolher o cirurgião e a clínica para realizar a sua cirurgia. Busque as melhores referências, avalie a reputação, credibilidade e currículo do médico, bem como a estrutura do local em questão.  

Isso é fundamental para garantir o bom andamento e os melhores resultados para qualquer procedimento estético ou de saúde! 

Contudo, saiba também que a responsabilidade para o sucesso em termos de cicatrizes da cirurgia plástica não é só do cirurgião e da clínica.  

Para um bom processo de cicatrização, cabe também a você tomar alguns cuidados no pós-operatório. Confira, abaixo, quais são eles.   

7 cuidados nos pós-operatório para que as cicatrizes da cirurgia plástica sejam as melhores possíveis  

A sua dedicação no pós-operatório é essencial tanto para a sua saúde quanto para alcançar os resultados que você deseja. E isso engloba um bom processo de cicatrização e, por consequência, uma boa aparência.  

Não importa a cirurgia, seja rinoplastia ou mommy makeover, é essencial seguir à risca as recomendações e orientações médicas nesse sentido. 

Desse modo, alguns dos principais cuidados que interferem na cicatrização e na aparência das cicatrizes da cirurgia plástica são: 

1) Ter atenção com os medicamentos 

Para cada cirurgia, existem recomendações específicas. Tanto em relação aos medicamentos que a paciente já tomava e, talvez, precisem ser momentaneamente interrompidos, quanto em relação aos serão administrados no pós-operatório.  

Para um bom resultado da cirurgia, em todos os aspectos, é crucial que isso seja respeitado rigorosamente.  

Assim sendo, inclua essa questão na lista de perguntas que levar para usa consulta

2) Usar os acessórios recomendados no pós-cirúrgico é essencial para a boa aparência das cicatrizes da cirurgia plástica  

Depois de cirurgias como lipoaspiraçãomamoplastiaabdominoplastia, dentre outras, é necessário, por exemplo, o uso de sutiãs ou cintas cirúrgicas. Isso porque elas ajudam a diminuir o atrito na região que foi operada. 

Desta forma, contribuem para um bom processo de cicatrização e para a melhor aparência das cicatrizes da cirurgia plástica.  

3) Realizar drenagens linfáticas conforme o indicado 

Sessões de drenagem linfática ajudam a evitar problemas como, por exemplo, retenção de líquido e inchaço. Ambos podem ocorrer depois da cirurgia e atrapalhar o processo de recuperação da paciente, inclusive no que se refere à cicatrização. 

4) Respeitar o tempo indicado para o retorno às atividades 

Não é porque você está se sentindo bem que pode retornar à rotina: é crucial respeitar o tempo recomendado pelo médico para isso.  

Dependendo do tipo de procedimento cirúrgico realizado, é recomendado evitar movimentos bruscos que envolvam a região operada por alguns dias ou até semanas.  

E é importante respeitar essa regra, mesmo que você se sinta confortável. Nesse sentido, vale a pena definir o momento ideal para realizar seu procedimento. 

Vale lembrar que o processo de cicatrização é frágil e, muitas vezes, lento. Ou seja, é preciso ter paciência para que as cicatrizes da cirurgia plástica cheguem à melhor aparência possível.  

Contudo, tanto em termos de saúde quanto de boa recuperação, é importante manter-se dentro do peso considerado saudável para você. Mesmo tendo que reduzir as movimentações diárias por um certo tempo. 

5) Cicatrizes da cirurgia plástica com boa aparência? Evite cigarro! 

Evitar fumar — tanto em um período antes do procedimento cirúrgico quanto depois — é essencial para garantir os melhores resultados da cirurgia.  Isso porque o tabaco pode interferir na circulação sanguínea e prejudicar o processo de cicatrização. 

Além disso, também pode causar necrose (que é a morte da célula ou do tecido) em parte da pele que foi descolada durante a cirurgia plástica. 

Saiba mais sobre o que é recomendado, ou não, quando começar a planejar sua cirurgia

6) Evitar a exposição ao sol 

A exposição mínima ao sol é outra das orientações dos médicos para que se consiga uma melhor aparência das cicatrizes da cirurgia plástica. O que acontece é que os raios solares podem interferir no processo de cicatrização, causando o escurecimento da região que foi operada.  

7) Cuidar da alimentação 

Cuidar da alimentação é importante sempre. Entretanto, no que se refere à cicatrização, existem alguns alimentos que ajudam e os que atrapalham esse processo – observe: 

  • Ajudam nas cicatrizes da cirurgia plástica: frutas cítricas, vegetais verde-escuros e os ricos em proteínas; 
  • Atrapalham nas cicatrizes da cirurgia plástica: caso dos alimentos muito gordurosos, açucaradas ou processados.  

É fundamental informar-se bem com o seu médico a respeito dessas restrições, quando decidir pela cirurgia plástica – veja aqui os procedimentos mais procurados

Sobre a Dra. Silvia Forster 

Dra. Silvia Forster ((CRM-SP 128482) é Mestre em Ciências da Saúde, Cirurgiã Plástica especialista pelo Ministério da Educação (MEC) e pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Possui grande experiência na realização de cirurgias plásticas, bem como participa, constantemente, de congressos e cursos do setor. Assim, aprimora continuamente as suas técnicas e oferece às suas pacientes os mais modernos e eficientes procedimentos existentes no mercado. 

Além disso, a Dra. Silvia atua sempre com responsabilidade e ética. Por isso, se você está pensando em realizar uma cirurgia plástica, mas ainda está se sentindo insegura, marque um horário com ela. 

A Dra, Forster explicará todo o processo, os resultados, o pós-operatório e a aparência das cicatrizes da cirurgia plástica. Agende agora mesmo sua consulta: 

AGENDAR CONSULTA 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie uma mensagem para
a Dra. Silvia

Receba Conteúdos Exclusivos

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e outros
temas diretamente para a Dra. Silvia Forster