BLOG

Rinoplastia: a cirurgia plástica que remodela o nariz

Rinoplastia: a cirurgia plástica que remodela o nariz

Para muitas pessoas, a rinoplastia pode ser o melhor caminho para resgatar o bem-estar ou fazer as pazes com o espelho – tanto que a busca pelo termo no Google cresceu mais de 4800% só no segundo trimestre de 2020. 

Como o nariz é um elemento essencial para o equilíbrio do rosto – grande responsável pelo impacto na primeira impressão, muitos pacientes recorrem à cirurgia como uma oportunidade de alcançar uma aparência mais simétrica e harmoniosa. 

Se você faz parte desta parcela e quer entender melhor como este procedimento funciona, seus benefícios, riscos e os cuidados no pós-operatório, este artigo pode ser de grande utilidade – então siga na leitura para saber mais. 

Rinoplastia: uma visão geral 

Como uma cirurgia que altera a forma do nariz, esta tem sido uma solução bastante popular para pessoas que buscam mudar a aparência dessa parte do rosto, melhorar a respiração ou ambos. 

A parte superior da estrutura do nariz é osso e a parte inferior é cartilagem – e a cirurgia pode ser aplicada para alterar osso, cartilagem, pele ou todos os três elementos. Cabe ao seu cirurgião indicar se a rinoplastia é apropriada para o seu caso e suas expectativas sobre os resultados. 

Ao planejar a cirurgia, o profissional responsável levará em consideração outras de suas características faciais: a pele do nariz, formato do rosto, volume de ossatura e cartilagem, além do que você gostaria de mudar – e desenvolverá um plano personalizado para o seu caso. 

Como a cirurgia funciona 

Durante o procedimento, o cirurgião realiza incisões nas narinas ou, em casos mais complexos, na base do nariz. O profissional então remodela o osso interno e a cartilagem para produzir uma aparência mais simétrica e harmônica. 

Cuidados após a rinoplastia 

Após a cirurgia, o paciente precisa repousar sempre com a cabeça elevada, para reduzir o sangramento e o inchaço. O nariz pode permanecer congestionado por um certo período, devido ao inchaço. 

Na maioria dos casos, os curativos internos permanecem no local por um a sete dias após a cirurgia. O médico também coloca uma tala no nariz, para proporcionar proteção e apoio, por cerca de uma semana. 

Dica: saiba qual o momento ideal para realizar uma cirurgia plástica! 

Possíveis riscos 

Como em qualquer cirurgia de grande porte, a rinoplastia envolve riscos como: 

  • Sangramentos; 
  • Infecções; 
  • Reações adversas à anestesia. 

Além disso, convém observar algumas questões, geralmente decorrentes da falta de habilidade profissional, como: 

  • Dificuldade em respirar pelo nariz; 
  • Dormência dentro e ao redor do nariz; 
  • Aparência assimétrica; 
  • Dor, descoloração ou inchaço que podem persistir; 
  • Cicatrizes; 
  • Perfuração septal; 
  • Necessidade de cirurgia adicional. 

Assim, vale ressaltar a necessidade de escolher um profissional com experiência para realizar sua cirurgia. 

Dicas para uma rinoplastia com recuperação mais rápida e com resultado positivo 

Para atingir os resultados esperados de uma cirurgia plástica é imprescindível seguir todas as recomendações do profissional e mais alguns cuidados. Acompanhe! 

  • Ouça o seu médico: você pode ler diversos artigos da web como este, mas nada se compara às recomendações feitas por seu cirurgião plástico facial; 
  • Ouça seu corpo: se algo não parecer certo após a cirurgia, converse com seu médico imediatamente; 
  • Use compressas frias: isso pode ajudar a reduzir o inchaço. Apenas tome cuidado para não aplicar a compressa diretamente no nariz. Também é importante evitar o calor – banhos e sopa quentes podem ser agradáveis, mas não são tão bons para o um nariz inchado; 
  • Descanse bastante: seu corpo usa energia para se curar e dormir sete ou oito horas por noite dá ao corpo tempo para restaurar essa energia; 
  • Mantenha uma dieta saudável: a proteína é essencial da recuperação da pele, dos músculos, da cartilagem e do sangue. Uma dieta composta de oleaginosas, carne, ovos, iogurte, peixe e outros alimentos ricos em proteínas ajudará seu corpo a reconstruir o tecido danificado dentro e ao redor do nariz; 
  • Não assoe o nariz: resista ao impulso de assoar o nariz e converse com seu médico sobre o uso de um spray nasal com solução salina para hidratar suavemente as vias nasais até que o inchaço diminua; 
  • Evite exercícios físicos: na maioria dos pacientes, leva cerca de seis semanas para os ossos do nariz cicatrizarem após a cirurgia; 
  • Evite se expor ao sol: queimaduras solares podem gerar cicatrizes escuras e aumentar o inchaço no local; 
  • Não fume: a nicotina limita o fluxo sanguíneo, tornando mais difícil para o seu corpo se curar. 

Consulta contribui para decisões mais seguras e assertivas 

Se você tem planos de realizar uma rinoplastia, marque uma consulta com um cirurgião para discutir o assunto. Aproveite o momento para falar abertamente sobre o que o incomoda no seu nariz, como você gostaria de mudá-lo, suas expectativas e dúvidas

O cirurgião plástico pode descrever as características faciais que tornam seu nariz único e mostrar como as mudanças melhorariam sua aparência e sua autoestima. O profissional também levará em consideração sua saúde geral e histórico médico – abordando assim os riscos, o tempo de recuperação e os custos envolvidos. 

Juntos vocês decidirão entre as várias técnicas para remodelar o nariz e chegar o mais próximo do resultado esperado. Assim, quando você decidir ir em frente, saberá exatamente o que esperar. 

Agende hoje mesmo sua consulta – e comece hoje mesmo a recuperar sua autoestima! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie uma mensagem para
a Dra. Silvia

Receba Conteúdos Exclusivos

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e outros
temas diretamente para a Dra. Silvia Forster