Escolher um cirurgião plástico é uma decisão extremamente importante. Por isso, se você já se deparou com a vontade de modificar a estética do seu corpo e, nessa hora se deparou com receios como o processo em si ou o resultado, saiba: tudo começa nos critérios adotados para definir o profissional com segurança.
E tem que ser mesmo assim, já que cirurgia plástica impacta diretamente na autoestima das pessoas e é, portanto, assunto sério.
Além do mais, existem pessoas mal intencionadas – ou com pouca experiência – que ofertam serviços de baixa qualidade e falsas promessas ou, ainda, escolhem atuar em hospitais sem estrutura adequada, comprometendo a segurança do paciente.
Para colaborar com sua saúde e bem-estar, preparamos este artigo com dicas vão te ajudar na hora da seleção. Veja a seguir.
Como escolher um cirurgião plástico com segurança? Siga nossas dicas para acertar!
Definir alguém para cuidar de você deve envolver uma avaliação criteriosa. Mesmo que esse processo possa parecer um pouco demorado, ele precisa ser cumprido à risca para que você alcance o maior nível de proteção possível.
Siga as dicas abaixo e faça sua cirurgia plástica com tranquilidade.
1. Pesquise as qualificações do cirurgião plástico
A primeira dica para escolher um cirurgião plástico com segurança é certificar-se de suas qualificações.
Pesquise sobre a sua formação, a especialização profissional e a experiência em cirurgia plástica. Para evitar qualquer dúvida, é essencial:
- Checar se o profissional é credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica;
- Verificar se também tem registro no Conselho Regional de Medicina da região em que trabalha – se for em São Paulo, consulte o Cresmesp;
- Pesquisar nessas instituições se há alguma denúncia contra o profissional;
- Navegar pelo site do cirurgião plástico – excelente forma de ter informações sobre seu conhecimento.
Conhecer a formação e experiência dará uma boa ideia da capacidade do profissional.
2. Busque recomendações
Peça indicações a pessoas que você conhece. Membros da família ou amigos próximos poderão fornecer uma lista com profissionais que poderão, posteriormente, passar por uma operação pente fino – conforme descrevemos no item anterior.
Essas indicações também permitirão que você conheça os trabalhos realizados e avalie os resultados: como foi a consulta, de que modo o profissional agiu nos períodos pré e pós-operatórios, o que achou da aparência final, etc.
Escutar a experiência do outro em todo o processo é de grande valia para escolher um cirurgião plástico com segurança, mas você pode ampliar essa pesquisa conferindo as mensagens de outros pacientes, postadas nas redes sociais da clínica/profissional.
3. Agende uma consulta
Somente em uma consulta você poderá identificar se sente-se à vontade com o cirurgião plástico, além de ter a oportunidade de falar quais são seus desejos e ouvir a opinião e orientação profissional em relação ao que, realmente, ficará melhor suas características físicas.
Também é o momento de saber detalhes do pré-operatório, como será a cirurgia, o que esperar do período de recuperação e, claro, como será o resultado final, ao fim de todo esse processo.
Por isso, não saia com nenhuma dúvida sobre o assunto. Se preciso, leve anotado os principais pontos para perguntar durante sua consulta para cirurgia plástica!
Aproveite para avaliar as condições gerais da clínica e o atendimento oferecido. – mesmo que o procedimento seja realizado em um hospital, provavelmente será na clínica que você fará as consultas no pós-operatório.
4. Avalie o hospital onde será realizada a cirurgia
Para escolher um cirurgião plástico com segurança, saiba onde será realizado o procedimento e avalie se o local oferece todas as condições necessárias para sua proteção.
Aproveite para descobrir sobre a equipe médica envolvida na cirurgia plástica: quantos profissionais, quais especialidades e experiência, etc.
5. Cuidado com preços muito baixos
Desconfie de ofertas com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado e lembre-se de que uma cirurgia plástica envolve muitos fatores, entre eles: medicamentos, equipamentos, espaço adequado, equipe, etc.
E, claro, tudo isso compõe o preço final do procedimento, por isso valores muito baixos podem significar falta de qualidade em algum – ou – mais – ponto.
Uma cirurgia plástica segura deve ser planejada, inclusive, financeiramente. Organize-se, considerando o momento ideal para a cirurgia plástica e não abra mão de optar por alguém de confiança!
6. Avalie as informações de modo crítico
Após reunir todas as informações de sua pesquisa, incluindo a consulta com o cirurgião, analise tudo com bastante critério, lembrando que existem “profissionais” que prometem procedimentos rápidos demais, baratos demais e resultados que, mesmo as mais modernas técnicas, não são realistas.
Avalie de forma ponderada e, em caso de dúvidas, fale novamente com o profissional.
Agora que você já sabe como escolher um cirurgião plástico com segurança, agende sua consulta e converse com a Dra. Silvia Forster.