fbpx

BLOG

rinoplastia: melhoras proporcionadas

Rinoplastia melhora a estética e as condições respiratórias

Rinoplastia: melhoras proporcionadas: Um dos principais objetivos da rinoplastia, também chamada de “cirurgia do nariz”, é a alteração de seu formato para proporcionar uma aparência mais harmoniosa ao rosto.  

Mas muitas pessoas não percebem o impacto que isso pode ter no bem-estar emocional, mental e até físico de um paciente.  

Quando realizada por um cirurgião plástico habilidoso, a cirurgia oferece benefícios que vão além de uma ponta arredondada ou a remoção de uma protuberância.  

Se você está considerando fazer uma rinoplastia, este artigo pode ajudar a entender melhor as muitas maneiras pelas quais essa importante cirurgia plástica pode impactar positivamente sua vida.  

Benefícios da rinoplastia para a saúde física  

O nariz é um componente essencial de nosso sistema respiratório: ele atua em conjunto com nossa boca para permitir que o oxigênio entre no corpo e o dióxido de carbono seja exalado.  

Alguns pacientes apresentam quadros que dificultam essa função: narinas muito pequenas ou que tiveram um acidente ou lesão que achatou o nariz, fazendo com que sua respiração seja parcialmente restrita. Isso pode fazer com que a pessoa sinta falta de ar permanentemente e restringir sua capacidade de desfrutar de atividades físicas.  

Felizmente, esta cirurgia plástica pode solucionar questões que impeçam as vias aéreas de funcionar como deveriam, abrindo-as para facilitar a respiração. Isso pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física, como: 

Redução do ronco / prevenção da apneia obstrutiva do sono (AOS)  

O ronco é um problema extremamente comum que mantém milhões de pessoas acordadas à noite. É também um sintoma importante de uma condição conhecida como apneia obstrutiva do sono – ocorre quando as vias respiratórias ficam bloqueadas por tecidos moles na parte posterior da garganta enquanto o paciente dorme. É mais comum em pessoas com sobrepeso, mas a restrição do fluxo de ar pelo nariz também é um fator contribuinte.  

Melhoras proporcionadas pela rinoplastia:Mais sono de qualidade  

Muitas pessoas com sofrem com a falta de uma boa noite de sono – e as dificuldades respiratórias estão entre os diversos motivos para isso. Bloqueios das vias aéreas, como quando você tem um resfriado ou alergia sazonal, ou até mesmo um nariz achatado ou que apresente algum tipo de obstrução podem fazer com que você tenha um sono de má qualidade.  

Infelizmente, o sono agitado tem sido associado a uma variedade de problemas de saúde, incluindo:  

  • Doença cardiovascular;  
  • Depressão;  
  • Diabetes;  
  • Obesidade.  

Pacientes que passam por uma rinoplastia conseguem garantir a capacidade máxima para respirar. Isso ajuda a ter noites bem dormidas, diminuindo o risco de desenvolver os problemas de saúde associados.  

Redução ou eliminação completa da sinusite  

Problemas de sinusite também são bastante comuns e ocorrem quando os espaços vazios atrás dos ossos faciais ao redor do nariz, na testa e na parte superior das bochechas ficam bloqueados.  

Isso pode aumentar a pressão, o que pode ser doloroso e debilitante. Em alguns casos, algumas bactérias podem ficar alojadas nessas áreas, o que pode gerar o desenvolvimento de infecções e quadros mais graves.  

Todas essas questões devem ser abordadas pelo profissional escolhido durante sua primeira consulta. Essa conversa preliminar é fundamental para alinhar expectativas e garantir que o paciente tome suas decisões de forma segura e bem informada.  

Melhoras proporcionadas pela rinoplastia: Benefícios emocionais  

Embora o fator inicial, na maioria dos casos, seja corrigir a forma do nariz para fins estéticos, é notório que uma rinoplastia bem-sucedida também traz benefícios para sua saúde emocional.  

Esta cirurgia pode afetar muitas partes de sua vida, levando a uma melhora na autoconfiança e em uma série de questões, como:  

  • Mudança da visão pessoal sobre si mesmo: se o paciente centrou grande parte de sua energia negativa em um nariz que não gosta, o procedimento pode lhe dar algum alívio e contribuir para uma mudança de atitude; 
  • Mais autoconfiança e autoestima: o contentamento com sua nova aparência física após a rinoplastia pode trazer um poderoso incremento à sua autoestima – o que pode levar a uma nova postura em sua vida pessoal e profissional, no cuidado com sua saúde e bem-estar e em muitas outras áreas de sua vida; 
  • Sucesso no local de trabalho: quando o paciente passa a ter um pouco mais de confiança com seu novo nariz, sua perspectiva de carreira pode começar a melhorar.  

Suas novas posturas e atitudes determinam como os outros o veem, especialmente seus colegas de trabalho e seus superiores.  

Sabemos bem que a rinoplastia certamente não é uma cura mágica para os sentimentos negativos que um paciente pode ter sobre sua aparência.  

Porém, buscar soluções através de expectativas realistas e escolher o cirurgião plástico certo podem ser os primeiros passos do caminho para uma saúde emocional mais equilibrada – e para garantir que o cada paciente possa respirar mais aliviado, no sentido figurado e literal da expressão. 

Agora que você já conhece as melhoras proporcionadas pela rinoplastia

Se você acha que a rinoplastia é uma possível solução para o seu caso, agende hoje mesmo uma consulta e saiba mais! 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Envie uma mensagem para
a Dra. Silvia

Receba Conteúdos Exclusivos

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Faça sua pergunta sobre cirurgias, recuperação e outros
temas diretamente para a Dra. Silvia Forster